sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Como criar uma página no Facebook

Como criar uma página no Facebook 

Como criar uma página no Facebook

Nos últimos meses tenho trabalhado cada vez mais tempo no Facebook. Neste momento é uma peça quase tão importante como o próprio Google, neste grande puzzle que é a actividade de webmaster.
O povo costuma dizer que “em casa de ferreiro, espeto de pau” e a prova disso mesmo é que só muito recentemente criei uma página de Facebook para a Tutorial Master Blog . O atraso é um pouco embaraçoso, mas o importante é que já existe!
Se ainda não és fã, podes começar agora a seguir o Web Milionário no Facebook. Para os mais distraídos, uma página de fãs é consideravelmente diferente de ter um perfil normal no Facebook. A maior limitação do perfil é que só pode ter até 5000 amigos, enquanto uma página não tem limite de fãs.
Vou aproveitar a apresentação da minha página para te guiar ao longo do processo de criação de uma página de fãs para teu próprio site.


O passo seguinte é adicionar uma imagem de perfil à tua página. Esta imagem deve ter 200 pixels de largura, mas a altura é variável. Existe uma segunda versão da imagem, obtida através de um crop da primeira. Essa miniatura vai acompanhar os updates da página.
Estas imagens podem ser alteradas sempre que quiseres, portanto podes fazer experiências até estares contente com os resultados. Se quiseres ser mesmo criativo, tens aqui algumas ideias.

A página de entrada

Por defeito, o mural da página é também a página de entrada. Mas não tem que ser assim e na maioria dos casos não deve ser assim. É possível criar uma tab de boas-vindas especificamente para os visitantes que ainda não são fãs.
Para isso deves editar a página, adicionar a aplicação FBML e editar o código como se fosse uma página HTML normal. Não é exactamente a mesma coisa, mas as tags mais comuns funcionam perfeitamente.
Nesta página de entrada podes explicar aos visitantes qual é o conceito da tua página e sugerir que cliquem no botão “gosto”. Depois tens que ir às Definições do Mural e alterar o Separador predefinido.

Mais aplicações

O Facebook tem muito mais aplicações que podes adicionar à tua página. Eu estou a usar a aplicação Networked Blogs para publicar os artigos do blog e uma aplicação de RSS para publicar a feed do fórum.
A aplicação mais útil é sem dúvida a FBML que usámos para criar a página de entrada. A boa notícia é que podemos criar mais cópias dessa aplicação em novas tabs. Por exemplo, para incluir uma caixa de subscrição da Aweber numa tab “Newsletter”.

Escolher um URL

Assim que tiveres 25 fãs podes escolher um URL personalizado para a tua página, desde que ainda esteja disponível. O endereço original das páginas é confuso e impossível de decorar, mas com um URL personalizado podes ter algo como facebook.com/oteusite .

Divulgar a página

Podes levar os visitantes do teu site até à página de fãs através de um simples link de texto ou banner, mas também podes ir um pouco mais longe e incluir uma caixa de fãs

Com a caixa de fãs crias a noção de comunidade em torno do site e os visitantes regulares vão querer fazer parte. Até pode acontecer que vejam amigos deles na caixa de fãs, o que transmite ainda mais confiança para se juntarem ao grupo.
Também podes divulgar a página dentro do próprio Facebook, convidando os teus amigos ou trocando links com páginas relacionadas, por exemplo. Eu estou a fazer isso com a página do Custódio.
Por último, podes criar anúncios no Facebook para a tua página. Tens a possibilidade de segmentar bastante o teu público alvo e até de mostrar os anúncios a fãs de outra página relacionada com a tua.

Torna-te fã

Agora que já sabes os passos essenciais para criar uma página no Facebook, torna-te fã do Web Milionário no Facebook e fica atento às novidades. Com certeza que falarei mais sobre este assunto em breve.

Criar uma página

Para criar a página de fãs deves ir a facebook.com/pages clica em ” Criar Página” e seleccionar “Marca, produto ou organização -> Site“. Escolhe o nome da tua página e já está. Atenção que estas opções são definitivas e não podes alterar mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário